Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde

  Formação IRPS e IRPC

Formação IRPS e IRPC

No âmbito das alterações ocorridas no sistema fiscal em Cabo Verde, as ordem profissionais (Arquitetos, Engenheiros, Médicos e Auditores e Contabilistas) organizam dois workshops, em São Vicente e em Santiago nos seguintes dias:

Mindelo - 16 de Abril, a partir das 14 horas.
Praia - 27 de Abril, das 14H00 às 18H00.

Os novos Códigos do Imposto sobre Rendimento das Pessoas Singulares e do Imposto sobre os Rendimentos das Pessoas Coletivas, em vigor desde o dia 1 de Janeiro de 2015, revogaram o IUR – Imposto Único sobre os Rendimentos e introduziram modificações e inovações significativas nas regras de tributação dos rendimentos das pessoas singulares e coletivas, titulares de rendimentos da Categoria B- Rendimentos Empresariais e Profissionais, mormente dos trabalhadores independentes.

O workshop pretende atingir os seguintes objetivos:

Proporcionar informação acerca das alterações provocadas pela nova legislação à tributação das pessoas e singulares e coletivas;
Dotar os profissionais, titulares de rendimentos singulares, com informações que permitam melhor interpretar a aplicação da lei e da extensão das alterações.
Exemplificar a aplicação da nova legislação em casos concretos;
Este Workshop destina-se a profissionais liberais (titulares de rendimentos de Categoria B) que pretendem adquirir e/ou aprofundar/reciclar os seus conhecimentos no domínio das novas regras de tributação dos rendimentos das pessoas singulares e das pessoas coletivas.

Inscrição

Arquitetos e Engenheiros e Médicos em geral 3.500$00

Associados OAC e OECV e OM em situação regular 2.000$00 (subsidiado p/respetiva Ordem) (1)

(1) As inscrições a p. p. são feitas na OAC, OECV e OM que solicitam a confirmação à Secretaria OPACC:

- Na Praia, através de Nélida Fortes, email: formação.opacc@gmail.com ;Opacc-praia@sapo.cv

- No Mindelo, através de Lígia Brito, email: Opacc-mindelo@sapo.cv;lgbrito5@gmail.com

OBSERVAÇÃO: Havendo um número expressivo de inscrições na Praia, o Workshop pode ser repetido na Praia - 30-Abr – 14H00-18H00

Espera-se que, no final do Workshop, os Engenheiros, Arquitetos, Médicos e outros Prof. Liberais fiquem de posse dos conhecimentos necessários à melhor compreensão da forma de tributação a que se encontram sujeitos, enquanto titulares de rendimentos da Categoria B-Rendimentos Empresariais e profissionais.

Formador - Dr. José Araújo

Licenciado em Auditoria e Bacharel em Contabilidade e Administração pelo ISCAL-Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão Industrial e Inovação Tecnológica, perfil de Finanças Empresariais, pelo IST-Instituto Superior Técnico.

Detentor de Formação Pedagógica de Formador pela INIS, SA e pela CEGOC e de um Certificado de Aptidões Pedagógicas emitido pelo IEFP-Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Ao longo da sua carreira como formador tem animado diversas ações de formação profissional intraempresas e interempresas para grupos económicos portugueses e Associações Profissionais, mormente a APOTEC, Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Repartições de Finanças. Em Cabo Verde já ministrou várias formações, na Praia e no Mindelo, à solicitação da OPACC, nas matérias de Contabilidade no Contexto do SNCRF (NRF e encerramento de contas); Análise Financeira sob o Ponto de Vista da Gestão; Consolidação de Contas de Grupos Económicos e SGPS; Imparidades de Ativos não Financeiros; Método de Equivalência Patrimonial-Aspetos mais Relevantes; Ativos não Correntes; Impostos diferidos, etc. e vem sendo classificado pelos formandos como sendo um Excelente formador.


O Dr. José Araújo já ministrou a mesma formação, nos meses de Março e Abril de 2015, a cerca de300 formandos, Associados da OPACC, contabilistas e auditores certificados, e diretores e quadros de várias empresas e outras organizações cabo-verdianas. A formação e o formador vêm sendo classificados como Muito bons/Excelentes, pela grande maioria dos formandos.