Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde

  Projecto SEEA_ WA ausculta OAC sobre implementação de medidas de eficiência energética

Representantes da SEEA-WA (Apoio ao Acesso à Eficiência Energética na África Ocidental) estiveram reunidos na semana passado com o bastonário e o vice-presidente da OAC para apresentar este projecto e recolher subsídios desta ordem profissional cabo-verdiana.

Leonardo Barreto-Gomez, da Austrian Energy Agency (parceira do proejcto SEEA-WA) explicou que trata-se de um projecto regional destinado a apoiar a implementação de medidas de eficiência energética na região da CEDEAO, cujo objectivo é superar os obstáculos de ordem técnica, financeira, social, jurídica, institucional e outros relacionados com o reforço da capacitação que dificultam a implementação de eficiência energética nos Estados membros da CEDEAO.

Uma das componentes do projecto engloba a deslocação de missões a cada país a fim de recolher subsídios e posteriormente propor acções adapatadas às necessidades desses países. Assim, a OAC passa a fazer parte do leque de instituições que em Cabo Verde colaboram para o projecto.

Os representantes da OAC defenderam a conscientização - da classe profissional (arquitectos e engenheiros), da sociedade civil e da classe política (enquanto decisora) - como uma das principais vias para mudanças reais neste sector.
Avançaram ainda que a OAC tem tido esta preocupação e já promoveu algumas acções concretas (citaram a formação realizada sobre Construção Sustentável, a parceria com o M-EIA na promoção do Manual Arquitectura Sustentável em CV e o projecto de construção da Casa da Arquitectura que a OAC pretende um exemplar vivo de Construção Verde).

Entre os representantes dos dois organismos ficou expressa a intenção de prosseguir com uma colaboração estreita, através de trocas de informação, participação em futuras acções de socialização do projecto erecolha de subsídios, etc.

PDF - 129 kb
Memoradum OAC 07/2012

■ março 2012